21 junho 2017

desenvolvimento: quando Luquinha começou a escrever


Eu não sabia que crianças começavam a escrever antes de ler. Devia desconfiar, já que há algum tempo Lucas aprendeu a escrever seu nome na escola. De uns meses pra cá, nome e sobrenome. Mas o que eu não sabia mesmo é que as crianças podiam começar a escrever sozinhas. Sozinha, sozinha, nunca é. Porque nós sempre lemos histórias com ele do lado, brincamos de jogos que usam letras, a escola traz a familiarização com as letras desde cedo... tem tudo isso. Mas ninguém sentou e explicou o B-a-bá.

A escola deles não tem pressa (e é uma das coisas que eu mais amo nela). Em resumo, para eles, tudo tem seu tempo. E neste momento ainda é preciso ter calma. Luquinha está no Jardim III e ano que vem entra no primeiro ano, a antiga alfabetização - ou CA. Somente lá irá aprender a ler e escrever. Ainda assim, ainda que a escola não faça nada este ano - e reforce isso em toda oportunidade que encontra para controlar a ansiedade dos pais principalmente -, Luquinha essa semana me veio com uma pérola.

- Mamãe, Bumblebee se escreve B O B O B I? (quando ele fala o nome desse personagem do Transformers, fala, na verdade, bobobi)
- Filho, não é assim porque é uma palavra em inglês. Mas se fosse em português seria assim mesmo... Vem cá, você sabe também como se escreve babá?
- BBBBaaaaaabbbbbá.... BBBB.... Já sei... B... Bbbaaa.... A ... BBBB.... B... Bbbaaa.... A ... B A B A!
- Muito bemmmm, filho!!! E como se escreve... hum... deixa eu ver... pato?
- Paaatooo... Ppppaaaato... P A .... (pensou)... T O?
- Issoooo!! E como se escreve vaca?
- V A C A
- E sapo?
- S A P O
- E casa? Sala? Banana? Pateta?

Luquinha foi pensando, balbuciando e respondendo uma a uma. Depois pedi para não só falar, mas escrever. Foi escrevendo tudo, foi lindo.

Eu e Igor estávamos presentes e ficamos maravilhados. Compartilhamos com os avós e com os tios, e todos ficaram muito felizes, mandaram mensagens parabenizando! O dindo Rafa disse que a letra dele é parecida com a de arquiteto - e é mesmo rs - e a dinda Aline e dindo Luismar pediram que ele escrevesse seus nomes (ele escreveu A L I N I e L U I X M A R, como falamos rs).

Sei que é um grande passo. E sei que pode ser besteira pra muitas pessoas... Mas para mim foi muito especial! Eu amo ler, amo escrever! É lógico que eu sabia que isso aconteceria em algum momento, em algum momento próximo. Mas agora que está acontecendo, estou tão boba e orgulhosa, que resolvi compartilhar mesmo sabendo dos riscos que corro de parecer exibida ou algo parecido. Tudo que quero é expressar pro mundo inteiro o quão orgulhosa e feliz eu estou. <3 E que o Luquinha venha visitar esse espaço um dia para lembrar disso, porque eu já demonstrei e falei bastante para ele pessoalmente. kkk

2 comentários:

  1. Lindo mesmo, Júlia! É um momento mágico! Pra mim, o mais lindo da trajetória escolar. Curta muito mesmo, elogie muito, incentive e estimule! Tudo sempre com alegria e sem nenhuma cobrança. E parabéns pro Luquinha!!!

    ResponderExcluir