11 agosto 2015

Por uma alimentação mais saudável


Pois é, eu não tenho um bebê em casa para precisar falar sobre introdução às frutas. Mas eu tenho um filho lindo e saudável que, embora coma todos os legumes e opções quentes e salgadas com muita facilidade, não comia nenhuma fruta, com exceção da banana (que ele ama).

Então, um dia desses, na feira, falamos com ele: Lucas, você já é um menino. Precisa comer outras frutas, além da banana. Pode escolher, qual delas vamos levar para casa? Ele pensou um pouco e falou: Uva! E assim foi... Disse a ele que ele comeria cinco uvas por semana e ele negociou, pediu que fossem três. Ok... e assim foi. Já no terceiro dia, eu comecei a colocar mais e depois que ele comia eu ia contando a ele.

Não é que ontem à noite, depois de uma semana e meia no processo, ele pediu para eu colocar uva no lanche?! :) #morrideorgulho

Nesse fim de semana, achei que já podíamos introduzir outra fruta. Vi um morango bem vermelho na feira, daqueles que estão quase over maduros e comprei. Marido disse que ainda assim estava azedo... Luquinha não quis comer... Coloquei um pouco de açúcar (eu sei, dei mole...  Mas já estou mudando para o mel e depois a ideia é não ter nada além da fruta) e deu CERTO! Luquinha está intercalando entre uva e morango (além da banana que ele come todo dia).

E assim seguiremos! É claro que, além da frequência, dele saber que tem que comer fruta todo dia, rola todo aquele papo de que "A professora vai ficar muito feliz em saber que você está comendo todas essas frutas" e "nossa, assim você vai crescer e ficar muito forte" e assim por diante. Nenhuma mentira! Só incentivos reais! ;)

Vale dizer que, recentemente, após um quadro de alergia que ele apresentou após comer muito amendoim, fizemos algumas mudanças aqui em casa. Ele tomava Nescau e voltou a tomar leite puro. Foi um grande passo também! Mas ele ainda não aceita tomar sem o doce, então, após a pediatra ter autorizado, introduzimos a sucralose. Mas minha prima já disse que a nutricionista dela sugeriu o açúcar mascavo em vez da sucralose, então vamos testar! Só de ter saído do Nescau, já estou feliz!

Um comentário: