12 maio 2015

Programão!!!


Quem não ama programa gratuito? Programa gratuito para crianças, então?! Ooh lah lah!

Melhor que isso, só quando o programa é teatro! :)

No dia 16 de maio, às 15h, a peça Pedro Malazarte e a Arara Gigante será exibida na Biblioteca Parque Estadual (Av. Presidente Vargas, 1261, Centro. Rio de Janeiro - RJ). 

Com 12 indicações a prêmios no Rio de Janeiro, a peça Pedro Malazarte e a Arara Gigante – espetáculo infantil escrito pelo gaúcho Jorge Furtado – conta mais uma história deste personagem folclórico e consagrado por suas brincadeiras malandras nos contos populares.  A partir da trama, o autor discute temas como a relatividade (“pouco é muito pra quem não tem nada”), a ética (“contar ou não uma mentira”) e a diferença de raciocínio entre as crianças do campo e da cidade. No elenco, George Sauma, João Pedro Zappa, Luisa Arraes, Cadí Oliveira e André Sigaud.

No mesmo dia, no mesmo local, mas às 17h, será exibido o filme Doce Mãe, também de Jorge Furtado. 

Estrelado por Fernanda Montenegro (Dona Picucha), o filme mostra a reviravolta na vida da personagem principal quando sua amiga e empregada Zaida (Mirna Spritzer), após 27 anos, decide se mudar. Com esta saída, os quatros filhos de Dona Picucha se questionam sobre o destino da mãe, dando partida para uma divertida e emocionante história. Por seu personagem,  Fernanda Montenegro ganhou o Emmy Internacional de Melhor Atriz em 2013.

As apresentações fazem parte do Programão Carioca, projeto da Globo que leva manifestações culturais para diversos lugares do Rio e do Grande Rio.

Depois de contemplar iniciativas locais de projetos de Guadalupe e Manguinhos, o Programão Carioca vai apresentar a intervenção teatral “Coragem, você vai precisar!”, do Nossa Senhora do Teatro. Criado em 2003 no Centro da cidade, o projeto oferece gratuitamente oficinas de teatro para aqueles que querem conhecer e estudar esta arte. A encenação no dia 16 será uma homenagem a atriz Fernanda Montenegro, que inspirou o projeto.

Também nesta data, haverá exibição dos curtas Lapa de rua e Postal da Lapa, produzidos por alunos do grupo Cinema Nosso – instituição sociocultural que busca democratizar o audiovisual entre adolescentes e jovens alunos de escolas públicas. O projeto, que existe há 12 anos em um casarão na Lapa, é considerado um dos mais populares em audiovisual da América Latina, realizando cursos, oficinas, produções, palestras, mostras, sessões de cinema e festivais.

Todas as atividades são gratuitas.

Mais informações:

Programão Carioca
Data: 16 de maio (sábado, excepcionalmente)
Local: Teatro Alcione Araújo da Biblioteca Parque Estadual - Av. Presidente Vargas, 1261 - Centro - Rio de Janeiro
Entrada gratuita. Retirada de senhas uma hora antes de cada atividade no Balcão Cidadão (Prédio Anexo).
g1.com.br/rj

PROGRAMAÇÃO:
15h – PEÇA “Pedro Malazarte e a Arara Gigante” (Classificação livre)
17h– FILME “Doce de mãe” (Classificação 12 anos)
Iniciativa local: “Coragem, você vai precisar!” do grupo Nossa Senhora do Teatro e curtas do grupo Cinema Nosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário