03 janeiro 2014

Desfraldado!


Desde maio de 2013, Luquinha não vai mais à creche, mas sim à escolinha. Por ser escolinha, ele não fica período integral, apenas cinco horas por dia. Às vezes pensamos que seria mais prático colocá-lo na creche, mas ele ama tanto aquela escolinha, e nós também gostamos tanto de lá, que nem cogitamos mudar!

Sendo assim, trouxemos toda a responsabilidade para nós: alimentação, chupeta, fralda etc. Não vou dizer que a alimentação é um pesar, mas também não posso dizer que é fácil. Muitas vezes o Luquinha enrola para comer, não almoça ou não janta. Mas já vi casos piores na minha família mesmo, então posso dizer que não é nada tão grave assim.Tirando aquela semana que quase enlouqueci porque ele não queria jantar nem almoçar - eu contei em posts aqui no blog -, não tivemos mais nada parecido.

Por termos trazido a responsabilidade para nós e pelo fato de que muitas vezes quem fica com o Luquinha é minha sogra, porque nós dois estamos trabalhando, decidimos fazer as transições mais pesadas em períodos de férias. Foi assim com a chupeta. Em outubro, quando estávamos de férias nós dois, ao voltarmos de viagem, tiramos a chupeta. Em quatro dias tudo estava resolvido. Acredito que para tirar a chupeta de noite durou cerca de uma semana. E olha que Luquinha era o viciado em chupeta hein!

Agora, no Natal, tivemos nove dias inteirinhos com ele. Sabendo destes nove dias com antecedência, decidimos que seria ali o desfralde. No primeiro dia, cerca de dez cuecas molhadas. No segundo dia, mais ou menos quatro. No terceiro dia nenhuma e assim por diante! Nos últimos 11 dias, ele fez xixi na cueca uma vez! No reveillon. Foi um caso à parte, ele estava brincando com amiguinhas, nós estávamos em outro cômodo, ele não nos procurou e nós não estávamos por perto. Mas só.

Até na piscina e na praia, ele não faz na sunga! Espera sair da piscina para levarmos ele no chuveirinho para fazer. ;) Um fofo!!!

Tivemos sucesso com o xixi! Ele já é um homenzinho!

Com o cocô... Bem... Este é mais difícil. Essa semana ficou dois dias sem fazer e eu tenho certeza que é porque ele não queria se sujar e ainda se recusa a fazer no vaso. Mas estamos tranquilos. Todos os pais de crianças mais velhas com quem conversamos dizem que demora mais mesmo. Estamos dando o tempo dele.

E à noite é um caso à parte. Seguindo dica de uma amiga, só coloco a fralda depois que ele dorme. E acho que funciona. Normalmente, sinto que a fralda vem somente com um xixi, que deve ter sido feito no nível mais profundo de sono dele. Porque de manhã, ele acorda e sempre faz um xixizão no banheiro.

Nosso bebê não é mais bebê. Nós é que insistimos em chamá-lo assim. rs

2 comentários:

  1. Que novidades maravilhosas!! O desfralde é um grande acontecimento!!! E não se preocupe que o desfralde noturno é consequencia da maturidade dele no diurno. Vai já acontecer! Falei um bocado disso no blog, se vc quiser umas dicas!! Baixa o app Peppi bath! Ajudou bastante!! Bjks e feliz ano novo!!

    ResponderExcluir
  2. Êeeee...! Parabéns para o Luquinha e para os pais - nós temos papel fundamental nessa fase, pois precisa de muita paciência. Lucquinha e Ben são bem parecidos, super m identifico com vcs.
    O cocô demora um pouco mais, com Ben foi aproximadamente um mês. Ele confundia com xixi, depois que descobriu que era diferente travou, tb ficou sem fazer por vários dias. Ficava 2, 3, até 5 dias sem fazer. Foi um sufoco. Depois eles tiram de letra e voltam a fazer todos os dias.
    Fiquei muito feliz com a conquista do Luquinha.
    Super beijo para vcs.

    ResponderExcluir