21 outubro 2013

Segunda (com) e terceira noites sem chupeta!

Nesta manhã li o comentário da minha amiga Myriam, do blog Mãe no País das Maravilhas, sobre o sucesso da primeira noite sem chupeta, e pensei: poxa, vou escrever para ela contando sobre o caos e fracasso de ontem à noite.

Foi uma loucura, gente. Já conto.

Mas aí eu pensei: vamos ver como será hoje. E depois eu escrevo sobre isso.

Hoje foi meu primeiro dia de volta ao trabalho depois das férias. Precisava dar uma chance à rotina, que foi quase nula nas últimas semanas (pelo menos para mim... para o Luquinha, tentamos manter, mas ainda assim ele escapava dela várias vezes). Quando Luquinha era recém-nascido, não faltavam livros e dicas na internet e nos blogs sobre como ensinar o bebê a dormir, como fazer com que ele dormisse a noite inteira e por aí em diante. Só que ninguém fala sobre como ensinar o bebê a dormir depois que ele abandona o berço. Ainda mais quando o fim da chupeta vem junto.

Mas eu sou fã da rotina. E conheço meu filho, sei que ele já entende o que falamos, já sabe o que pedimos, entende quando estamos num momento de brincadeira e num momento sério. Resolvi apostar em tudo isso e pensei que essa será a semana de ouro.

Cheguei em casa (hoje), Luquinha ficou feliz da vida. Foi quase a mesma recepção que eu tive quando voltei de viagem. Uma alegria sem tamanho. Brincamos, pintamos, contamos historinha, depois de um tempo olhei para o relógio. Era a hora. Falei com ele que estava na hora do banho (primeiro sinal). É o sinal para começar a diminuir o ritmo. O calor chegou com tudo por aqui! Liguei o ar do quarto antes de irmos para o banheiro. Nada mais calmante que um ar-condicionado num dia quente.

Tomou banho e fomos para o quarto ver Xuxa. Sim, eu sei, Xuxa não é calmante. Mas tente lembrar de quando você era criança e alguém apagava a luz quando a TV estava ligada. Podia estar passando até futebol, que dava sono, não é mesmo? Então... Coloquei ele deitadinho na cama e eu deitei no chão, com o macaco de pelúcia na cabeça de travesseiro, do ladinho dele.

Ficou brincando. Sentava e dizia "oi", quando eu respondia ele deitava. Um segundo depois fazia a mesma coisa. Ainda estava agitado. rs Uma figura.

Com os minutos ele foi se acalmando. Depois de 20 minutos mais ou menos, perguntei se ele queira mamar. Disse que sim. Fiz o mama e voltei para o quarto. Mamou e fomos escovar os dentes (segundo sinal). Esse é o sinal de que a hora de dormir está mais próxima. Voltamos para o quarto e eu deitei com ele de novo. Fiquei cinco minutinhos, dei para ele a mantinha, coloquei a Naninha e o Pablo para lhe fazerem companhia, fiz o sinal da cruz, dei boa noite e saí. Encostei a porta por causa do ar-condicionado.

Não deu nem um minuto, Luquinha abre a porta do quarto. Veio me chamar para deitar com ele. Fui para o quarto, expliquei que estava na hora de dormir, coloquei a Naninha e o Pablo para dormir e, quando ele ia falar, eu disse: shhh, eles estão dormindo, agora o Luquinha vai dormir também. Coloquei ele na caminha, dei boa noite e saí, sem olhar para trás (enquanto isso, Xuxa rolando baixinho na TV).

Fui para a cozinha e a cada minuto tinha a sensação de que tinha escutado a porta do quarto se abrindo. Era só a sensação. Ela estava encostadinha, como antes. E assim foi, Luquinha dormiu. ;)

Sobre a noite de ontem, o oposto disso. O DVD tocou mais de três vezes (o pai contou, porque eu já havia dormido fazia tempo), ele saiu do quarto mil vezes, e, com chupeta, não queria dormir. No final das contas, maridão desligou a TV e disse "Luquinha, está na hora de dormir, boa noite", apagou a luz e encostou a porta. Não é que o baixinho dormiu? Também, já estava tarde e ele devia estar cansado. Foi demasiadamente cansativo ontem. Tanto, que nem eu resisti. Dormi antes e o paizão resolveu.

Hoje, em compensação, foi nota 10! Ufa! Espero que os próximos dias sejam como hoje! Uma tranquilidade. rs

Boa noite para vocês!




2 comentários:

  1. Ai, me achei agora!! Hahahahahahaha adorei me ler citada no seu texto!!
    Julia, é assim mesmo! Nem sempre o sucesso vem de primeira e o importante é não desistir!!! Já já Luquinh nem vai mais lembrar da chupeta!! Dan quando olha as fotos dele de chupeta diz: qyando eu era bebê eu usava chupeta, né mamãe??" Hahahahahahahahahaha e só tem 9 meses que isso aconteceu...mas é que pra ele já faz um tempão mesmo!!!!
    Bjss!!

    ResponderExcluir
  2. OI Julia, e aí as noites já estão tranquilas? Espero que sim!
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir