16 outubro 2013

Cadê o bebê fofinhooooo que estava aqui???


Eu não sei se foi nestes dias que passamos em Búzios, se foi no tempo em que estivemos na Itália, ou se foi antes disso. Mas uma coisa é certa: o Luquinha está numa fase de MUITAS mudanças! Ainda faltam dois meses para ele fazer dois anos, mas hoje me perguntei muitas vezes "será que ele está nos terribles 'terribles two'?".

Ele está a mil por hora! Tudo bem que nós mesmos estamos fazendo algumas mudanças. Primeiro, que desmontamos o berço e montamos a caminha. Ele quase pulou do berço em dois momentos, então resolvemos que seria mais seguro fazer esta mudança agora. Além disso, desde que voltamos de viagem, começamos a tirar a chupeta. O Lucas era muito viciado em chupeta! Mas a ponto de ficar com ela o dia inteiro, uma na boca e uma na mão.

Em dois dias, ele já não pede mais a chupeta durante o dia. Só quando está com sono, mas só damos na hora de dormir mesmo! O próximo passo é tirar essa do soninho, mas, neste caso, não temos muita pressa, porque ele não fica com ela a noite toda. É só para dormir. Uma vez dormindo, fica sem chupeta.

Mas não me parece que são essas mudanças que estão lhe deixando tão agitado!

Ele não para, de verdade! Fala o dia todo, corre o dia todo, quer atenção o dia todo, quer pintar, ver TV, jogar bola, mexer nas coisas da cozinha. Mas tudo isso eu acho lindo, ótimo, adoro que ele é tão esperto! Mas o problema real é que ele está muito bruto!!! Quando começa a jogar as coisas no chão, bater com elas na parede, se rebelando se tentamos segurá-lo.. Eu fico doida!!!

Eu já contei aqui antes que ele já conhece o castigo. E ele é obediente neste sentido, não posso reclamar. Mas não posso colocá-lo toda hora de castigo. Perde o sentido.

Nossa reação quanto a tudo isso é manter a calma e conversar sempre com ele, olhando no olho e explicando porque uma coisa é legal e outra não é (vira e mexe eu perco a cabeça, falo alto e talz... mas tento me controlar).. É cansativo - e a gente já sabia que essa seria a parte mais cansativa -, mas acreditamos que é um trabalho que traz bons resultados. ;)

Vamo que vamos.

E, só para deixar registrado, ele continua sendo um fofinho!!! Carinhoso, nos enche de abraços e beijinhos, faz caras e bocas para chamar atenção... E chama! ;) A gente ama! rsrs Mas essa energia desenfreada às vezes invade. E vem com tuuudo!!!


5 comentários:

  1. Julia, quanta mudança!! Mas, prepara-se para mais!! Hahahahahahahaha
    É assim mesmo...quando o aniversário se aproxima, eles dão uma reviravolta!! Além de estarem evoluindo as mudanças externas (retirada do berço e menos chupeta) mexem muito com eles. Aqui em casa foi assim também. E, ó, vai ficar mais independente, mais cheio de vontades, bater o pé...respira fundo que é uma avalanche!! Hahahahahahahaha
    Beijos pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem-vinda! rsrsrs A agitação acho que é normal da idade, Benjamin é do mesmo jeito, não pára um segundo, faz várias coisas ao mesmo tempo e muda de atividade de um minuto para outro.

    Sobre ser bruto, acho que é o lance do controle emocional. Eles não têm esse controle ainda. Benjamin não gosta de ser contrariado. Por exemplo: se ele está mexendo em algo que não pode, explico o motivo e sabe o que ele faz?! Ele joga o objeto no chão. Eu tenho que me controlar e chamo a atenção brava mesmo. Não coloco ele de castigo. Mas ele já sabe que errou e fica tentando me agradar depois...

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Essa fase é uma fase que exige muito da gente. Lembro bem!
    Mas é uma delícia e deixa saudades.
    Beijos nos dois.
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Juliaaaaa!!
    Obrigada pela visita no meu maternizando ;)

    Menina, que que é isso? Parece que vc ta falando do Theo rs. O Theo ainda está com 1a5m, mas também o deixo sem chu durante o dia. Só dou pra acalma-lo a noite ou no cochilo da tarde. Ele não reclama por isso. E depois que dorme tbm cospe fora.
    Mas a brutalidade... ah... Eu cheguei a perguntar pro pediatra se ele poderia ser hiperativo. Ele disse que é normal da fase e que não me preocupe, mas sim, agradeça a saúde dele. Ok, então fazemos isso...rs.

    Acontece que durante o tempo que está acordado ele também está um furacão, e eu me adaptando, inventando coisas pra tentar conter.
    Não se aflija, as vezes eu também falo mais alto. Sempre dosando, a gente tem direito de se perder de vez em quando. O que eu tenho feito quando percebo que estou ficando nervosa é sair com ele de dentro de casa, ou pedir para alguém brincar um minutinho, ou ainda coloca-lo no banho e ficar observando... Vou voltando a si e me acalmo rs. Tem dias que é difícil, menina hahaha.... Mas são os louros da maternidade e no final a gente adooooora!

    beijo2
    Nina e Theo
    http://www.maternizando.blogpot.com

    ResponderExcluir
  5. rsrs Meninas, obrigada pelas palavras de parceria!! =) Estamos todas no mesmo barco! Em mar revolto Hahahaha
    Chris, você que já passou dessa fase há algum tempo passou para a gente a segurança de que tudo dá tão certo no final que a gente olha para trás com saudade! ;) Adorei!

    E é bom mesmo, né! Neste final de semana estive com uma amiga que estuda psicologia e é professora num espaço para crianças dessa idade. Ela também me fez ver essas coisas de um ponto de vista diferente. É bom que ele se assuma como indivíduo, como quem tem vontades, sabe o que quer e o que não quer, o que é dele e o que não é. ;)

    Beijos, meninas!!

    ResponderExcluir