21 dezembro 2012

Ped - 1 ano

Última consulta mensal com a pediatra! Foi semana passada... Poderia ser especial, ter choros de alegria e emoção, afinal de contas, um ano, né... Mas foi toda atrapalhada! Final de ano, semana que antecede Natal, as pessoas LOUCAS pelas ruas da cidade... Demorei 2 horas para chegar em casa e tive que pedir ajuda ao meu sogro, que ficou de buscar Luquinha na creche. Ele, pai de três, sendo uma de sete anos, está por dentro de tudo que diz respeito à infância de hoje e guiou a consulta super bem, tirando as dúvidas que eu tiraria e tudo mais. Assim que entrou, ligou para mim e me colocou em contato com a médica, que tirou as minhas dúvidas principais... Que eram:
  1. Luquinha está sempre com catarrinho nas vias respiratórias... O que fazer?
  2. Qual leite passar a dar?
  3. A alimentação muda depois de um ano?
  4. Assadinho no bumbum há dias.. O que passar?
  5. Pode dar vitamina C?
  6. Ñ aguento mais brigar com as tias da creche por causa de chupeta. Posso tirar?
Só que, como a consulta dela é super longa, sempre passa de uma hora, acabei conseguindo chegar no final dela. As respostas para minhas dúvidas:

  1. Receitou anti histamínico. Ela disse ser muito cedo para consultar um alergista, pois a maior parte das alergias se confirmam apenas aos dois anos. Meu sogro acha que é melhor consultar mesmo assim, pois as especialidades às vezes discordam... E eu acho que ele tem razão, as especialidades, de fato, descordam. Então vamos tentar agendar uma consulta para janeiro... Não custa nada R$6,00 pela co-participação do plano, na verdade, e vale a pena para um membro de uma família de alérgicos.
  2. Sugeriu Ninho Fases 1, mas disse que para mingau, papinhas e afins podemos usar o longa vida. Há alguns meses li esta matéria na Folha de S. Paulo sobre os leites. Como sempre, a opinião dos especialistas se confrontou. Mas segui o conselho da matéria e consultei a pediatra do Luquinha. E vou seguir sua recomendação.
  3. Sim, agora Luquinha pode comer tudo o que comemos. Ela só pediu que não oferecêssemos muitas coisas diferentes de uma vez só, pois, se houvesse alguma intolerância ou reação alérgica não saberíamos o que causou. Então, aos poucos, iremos introduzí-lo ao meio gastronômico.
  4. Óxido de zinco com nistatina. Era o que já estávamos passando e ela disse que estava melhorando.
  5. Pode, 15 gotas (ele tem 9,6kg).
  6. Pode, sim! Chupeta só na hora de dormir!!! Nada de criar essa dependência desenfreada! Affff me irrita tanto a creche com essa história...

Outro ponto importante da consulta é que Luquinha está há quatro meses com o mesmo peso. Como estava bem acima da média antes, continua acima da média agora, mas ela pediu para aumentarmos a ingestão de comida dele. Passaremos a dar frutas de manhã e de noite, introduziremos Pediasure na mamada da noite e ele vai continuar jantando duas vezes - como está fazendo há pouco mais de uma semana (uma na creche e outra em casa).

Não fiquei preocupada - que nem fiquei quando ele tinha dois meses e engordou só 200g... quase morri... rs. Mas desta vez não fiquei porque Luquinha é muito ativo e come muito bem. Acredito que ele gaste muita caloria e talvez estivesse mesmo comendo menos do que precisava. Vamos ver como será... ;)

2 comentários:

  1. Meuuu, a Gika tb vive com nariz escorrendo!!! Que coisa!! Tb vou marcar alergista!!!

    Aproveito para convidar para um blog novinho... chama LOOK DO DIA BEBE, que divulga looks reais, com dicas bacanas.. e o melhor, nosso babys sao os modelos!! Minha filha ja esta la, eh a Giovanna (que esta de saia longa)!

    lookdodiabebe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Julinha, as meninas também tinham esse problema de catarrinho direto, vou te dar a solução, mas sei que vc. não vai acreditar. Esse catarrinho é provocado pelo leite, quanto mais, mais catarro terá. Um pediatra homeopata deu esse diagnóstico para as meninas, e de fato, quando diminui a ingesta de leite elas melhoraram. Ele pode tomar Ades, é um leite de soja e muito menos problemático que o leite de vaca. O pediatra homeopata dizia que leite de vaca é bom para bezerro... e vamos combinar, ele tem razão kkkkkk, o nosso leite é o materno. Quanto a alimentação, saiba que qualquer crustáceo é proibido até os 2 anos, a criança nessa idade não tem uma enzina (ou qualquer coisa assim) para digerir, a Vê pode te explicar melhor. Em resumo, dê o que ele estiver a fim de comer e no momento que ele quiser, sem restrições e dosagens, ele é saudável, feliz e ativo. Beijoca e feliz ano novo.

    ResponderExcluir