07 maio 2012

Ah, minhas noites....

Desde que nasceu Luquinha dorme bem à noite. No início acordava de três em três horas, depois passou a acordar duas vezes na noite e logo em seguida uma vez só. Até que de uns tempos para cá náo estava mais acordando nenhuma vez. Ia dormir às 21h e acordava às 6. Mas como a maternidade faz questão de reforçar sempre que não gosta de rotinas... rsrs... Essa semana ele passou a dar trabalho de madrugada.

Primeiro achei que era por causa da comidinha que tinha sido introduzida e estava dando dor na barriguinha. Mas logo vi que não era porque independia se ele tinha feito cocô ou não, ou do que tinha se alimentado (leite ou comida). Então veio um resfriadinho e eu vi que era por causa do catarrinho no nariz, que devia estar atrapalhando sua respiração. Mas o resfriado passou e essa noite ele deu trabalho de novo.

Fui, então, para o meu super mom Google: BabyCenter. E não é que estava lá no fórum dessa semana... Uma mãe, no BabyCenter dos EUA, dizendo que não sabia o que estava acontecendo... Seu filho de quatro meses e algumas semanas que sempre havia dormido bem estava acordando direto à noite. Eis a explicação de uma das mães: com quatro meses o bebê começa a ter o sono mais parecido com o dos adultos. Portanto, como nós, ele acorda algumas vezes durante a noite. Para a gente isso já é tão normal que voltamos a dormir sem nem ter percebido que havíamos acordado. Mas para eles não. Eles têm dificuldade em voltar a dormir, por isso começam a resmungar, pedindo ëi, você pode vir aqui me fazer dormir, por favor?".

Mas aí eu começo a pensar que... se eu for até o quarto pegá-lo no colo para niná-lo e fazê-lo voltar a dormir ele vai se acostumar com isso e não vai mais dormir direto nenhuma noite.... Posso estar errada, mas isso me parece correto. Então, como resolver? Bem... Não sou nenhuma expert, mas o que acho mais correto: ir até o quarto, colocar a chupetinha no baby, fazer um carinho nas costas, arrumá-lo de ladinho do jeito que gosta de dormir e sair do quarto. Com certeza ele vai acordar novamente, mas aí eu vou lá e faço a mesma coisa de novo, até ele dormir de vez.

Vai ser cansativo fazer isso até a fase passar - a mesma mãe disse que em duas semanas mais ou menos isso deve passar. Mas vale a pena, porque depois disso ele vai voltar a dormir sozinho, como antes. Pelo menos eu espero que aconteça assim, né... rs

Hoje vamos contar com um MEGA apoio! O berço que compramos para ele está montado!! Desde que nasceu até hoje - tirando os primeiros dois meses que ele dormiu quase todo dia no carrinho - dorme no playard, um berço que aqui no Brasil chamamos de berço para camping. Acontece que, diferente do que era para acontecer, o berço está envergando por causa do peso dele. E acho que isso a longo prazo não fará bem para sua coluna e para seu sono. Então acabamos comprando o berço normal, que, a princípio, não fazia parte dos nossos planos.

Mal o rapaz terminou de montar, Luquinha começou a choramingar de sono. Coloquei o lençol e o coloquei no berço. Ele ficou lá alguns minutos olhando para cima, para os lados, fazendo o reconhecimento da novidade... Fui almoçar e depois de um tempo em silêncio fui lá ver o que havia acontecido... O pequeno estava dormindo feito um anjinho! E está até agora (há mais de uma hora, o que, para ele, é um record durante o dia rsrs).

Meu anjinho dormindo na nova caminha!!!





3 comentários:

  1. Maravilha, o que vc. esta fazendo em relação a ele acordar de noite esta perfeito no meu entender, pegar e ninar vai ser pior, vai se habituar, a gente vai aprendendo né, vendo que a melhor forma é sempre deixá-los acostumarem-se com a vida. O berço imaginei que vc. acabaria tendo que comprar, esses de camping são ótimos, mas para serem usados em situações como viagens rápidas, fins de semana na casa de avós, mas direto eles não resistem mesmo. É isso aí, tudo agora esta indo para o lugar e ele crescendo, daqui há pouco não dormirá tanto e vai querer mais atenção, é assim mesmo. Beijoca

    ResponderExcluir
  2. To achando que esse bercinho foi uma de suas melhores aquisicoes! Era isso o que ele queria! Te pediu e voce entendeu! Rs Que bom! Fico feliz...

    ResponderExcluir
  3. Amiga, vc está certa. Não acostuma a pegar no colo se não vai ser mais difícil para ele depois e fica com manha e ele é tão bonzinho já que vai entender logo logo!
    Te amo , Saudades d+

    ResponderExcluir